sábado, 1 de dezembro de 2007

Leituras

A quem ler este post proponho os seguinte:

Peguem num livro qualquer que se encontre próximo de vós, abram-no numa página ao acaso e transcrevam uma frase ou parágrafo que vos soe bem. Depois peguem no (/num dos) vosso(s) livro(s) preferido(s) e transcrevam uma frase que achem bonita.

Aqui vai a minha contribuição:

Primeiro livro:
"Um belo dia, deu várias voltas a pé à minha casa e confrontou-me. Já há uma semana que te vejo aí, e toda a gente sabe que passas a vida a olhar para mim na escola. Se tens alguma coisa que me queiras dizer por que é que não o dizes agora mesmo na minha cara em vez de andares a espreitar às escondidas como um ladrão? Eu considerei as minhas opções. Ou fugia e nunca mais voltava a pôr os pés na escola (talvez pudesse abandonar clandestinamente o país num navio com destino à Austrália) ou podia arriscar tudo e declarar-me. A resposta era evidente: ir para a Austrália. Abri a boca para dizer adeus para sempre. E no entanto, o que disse foi : Queria saber se te queres casar comigo?"
(in A História do Amor. Nicole Krauss pg 169)
Segundo Livro:
"Marco Polo e os seus amigos, não sabiam onde as pessoas incluindo eles se situariam no futuro da humanidade. Não sabiam se estariam no rol, dos doentes, dos mendigos emocionais ou dos que vivem suave e espontaneamente. Só sabiam que essa situação dependeria da coragem de cada um em caminhar nas trajactórias do seu próprio ser, em abrir as janelas da sua inteligência, em repensar a sua história e em fazer livremente as suas escolhas."
(in A saga de um pensador. Augusto Cury pg 253)

Sem comentários: