quarta-feira, 13 de junho de 2007

A promessa do paraíso em letras néon!

No outro dia fui a uma consulta de Planeamento Familiar. Enquanto esperava pela consulta, uma enfermeira entregou-me um panfleto intitulado "Informações Sobre Contracepção". Entretive-me a lê-lo, partindo do (errado) pressuposto de que não iria encontrar ali, algo de novo, que não tivesse já ouvido falar...

...começava o dito panfleto com uma breve introdução, seguia-se um capítulo sobre a "Anatomia e a fisiologia da reprodução", outro sobre o "Ciclo menstrual (endométrio)", outro ainda sobre "Como se fica grávida?", e finalmente sobre "Como evitar uma gravidez", e sucessivamente, os vários métodos contraceptivos:

  • Método do ritmo,
  • Método da temperatura,
  • Coito interrompido,
  • Preservativo,
  • Diafragma,
  • Dispositivo Intra-Uterino (DIU) com cobre,
  • DIU medicado com hormona,

Seguia-se então, a contracepção hormonal:

  • Pílula sem estrogénios,
  • Pílula combinada,
  • Pílula de emergência, pós-coital ou do dia seguinte,
  • Adesivo,
  • Anel vaginal

E, por fim:

  • Esterilização, e...

Os tambores rufam...

  • IMPLANTE SUBCUTÂNEO.

...eis que surge um último método contraceptivo que me é completamente desconhecido!!!

Implante subcutâneo? O que é isso? - perguntei-me eu.

E lá li a informação e formei uma representação mental sobre o dito cujo método, semelhante ao paraíso...


Uma promessa de sexo sem uma gravidez durante três anos, e sem menstrução!!!
(e na minha imaginação, este era o slogan em letras neón)


Uau! Pensei eu... Quero disto!

Passando à parte informativa e citando o referido folheto:

"O implante contraceptivo é uma das mais recentes formas de contracepção e é a ideal para quem procura uma solução contraceptiva hormonal simples, de longo prazo, sem estrogénios. A inserção do implante tem de ser efectuada por um médico treinado, demora cerca de um minuto e protegerá a mulher de uma gravidez não desejada durante três anos. O implante liberta lentamente uma hormona - progestagénio - que vai impedir a ovulação e dificulta que os espermatezóides alcancem o útero."

Foi tal o meu maravilhamento que tratei logo de tirar todas as minhas dúvidas com a minha Médica de Família. Que ria da minha felicidade pela possibilidade de deixar de ter TPMs, menstruações, e coisas que tais. E informava-me que nem todas as mulheres se davam bem com os métodos sem estrogénios porque se deixava, justamente, de ter a menstruação, de forma regular. Assim, ela aconselhava à utilização de uma pílula sem estrogénios, antes de pôr o implante.

Fiquei a pensar naquilo... E as questões assaltavam-me:

Seremos mulheres sem menstruação?
Sem TPM?
Sem períodos férteis?
Sem dores abdominais?
Sem dormências nas pernas?

Bom... Não sei, mas por via das dúvidas, vim de lá com duas caixas de pílulas sem estrogénios. Se me der bem sem essas nossas subtilezas (?) talvez a promessa de 3 anos de sexo sem uma gravidez não desejada, seja mesmo o paraíso para mim... e em letras néon!

6 comentários:

Anónimo disse...

;) GAJAS!!!!!

Marta disse...

Bem esse tipo de paraíso neste momento para mim não é uma preocupação, mas boa sorte ;)

Andreia disse...

muito gajas, mesmo... mesmo sem menstruação? ehehhe!

nessa disse...

SEXO DURANTE 3 ANOS SEM ENGRAVIDAR, SEM MENSTRUAÇÃO, SEM OUTRAS COMPLICAÇÕES?
A minha alma está parva. Andreia, é um litro de chá para mim e com Ginseng

t. disse...

Voces sabem que isto é um blog não sabem?

Sabem ainda que eu leio isto com frequencia não sabem?

Um litro de chá e com Ginseng? Oh minhas amigas... fracamente!

Elas há coisas...

Marta disse...

Tiago, tu les , mas sabe-se lá mais quem :)