Hoje, eu e a Joana* estávamos na biblioteca da escola a ver na internet uns vídeos de dança da Luciana Abreu. A Joana estava animadíssima como sempre, dançava, mandava bocas sobre a Luciana Abreu, que - segundo ela - gostava do bailarinho (do Dança Comigo), ria-se, voltava a rir-se, e eu com ela, claro. Divertidíssimas as duas...
Ao nosso lado, noutro computador, uma jovem professora, com os seus 26 anos (e não é que a idade seja para aqui chamada...), num momento em que a Joana rodopiava à nossa volta, e não nos ouvia (vá lá!), dirigiu-se a mim:
- É hiperactiva, não é? - perguntava-me assim entre a "curiosidade" e "o estar a par dessas coisas".
- Não. - respondi-lhe eu, atónita, mas com um grande sorriso, sempre. - É uma criança feliz!!!
Ao nosso lado, noutro computador, uma jovem professora, com os seus 26 anos (e não é que a idade seja para aqui chamada...), num momento em que a Joana rodopiava à nossa volta, e não nos ouvia (vá lá!), dirigiu-se a mim:
- É hiperactiva, não é? - perguntava-me assim entre a "curiosidade" e "o estar a par dessas coisas".
- Não. - respondi-lhe eu, atónita, mas com um grande sorriso, sempre. - É uma criança feliz!!!
*Nome fictício para uma menina de 9 anos.
9 comentários:
"Uma menina feliz..." Que sorte, a de também lidares no teu trabalho com pessoas felizes.
Que engraçado, nunca tinha pensado nisso... eu só lido no meu trabalho com pessoas infelizes, nunca poderei dizer, "não, não é borderline, é um homem feliz" ou "não, não está alcoolizado, está feliz"!
Podias por como título:
"O estigma da psicologia"
"Rótulos..."
(...)
sim, na escola querem-se ALUNOS, não CRIANÇAS!!! muito menos FELIZES!!!
haja pachorra... e sorrisos nos lábios que aguentem... sim, porque eu nem vos digo nem vos conto o que me apeteceu dizer-lhe ou mesmo fazer-lhe...
tens razão, Lu, aprendem-se muitas coisas no estágio... uma dela é a engolir sapos... ufff!
Martuxa, sim há crianças felizes lá na escola... há muitas, espero que a maioria o seja...
...mas também há muitas crianças tristes...
...crianças vítimas de maus tratos, de abusos sexuais, crianças que vêem os pais traficarem, as mães prostituir-se, crianças que já aprenderam que são burras, que nunca vão aprender, porque lhes ensinaram isso na escola... crianças que têm a rua como sua casa, que vêem pessoas a morrer à sua frente (com uma pistola encostada à cabeça)...
Martuxa, nenhum título consegue dar toda a ideia do episódio... foi um momento trágico-cómico assustador, porque eles "andem" aí, os rotuladores implacáveis...
tal como a Lu disse no outro dia, penso que, muitas vezes, o rótulo não ajuda...
o rótulo, como outras coisas, também é uma certeza (ainda que incerta) e representa uma segurança para quem lida com a pessoa rotulada...
neste caso, esta MENINA FELIZ, se tivesse uma professora que a achasse hiperactiva, poderia sofrer consequências graves, nomeadamente, a professora poderia desistir dela, com a desculpa de que ela não pára quieta (o que nem sequer é verdade…) e portanto nunca será capaz de aprender...
mas há outros rótulos semelhantes:
- "é burro, nunca vai aprender",
- "não se interessa, nunca vai aprender",
- "é pobre, nunca vai aprender",
- "não faz os t.p.c., nunca vai aprender",
- "é preto, nunca vai aprender",
- "tem uma família instável, nunca vai aprender"
- "é mal educado, nunca vai aprender",
- "é criativo, nunca vai aprender",
- etc.
mas reparem, nunca (ou quase nunca) surge:
- "as aulas não são do seu interesse",
- "o professor, se calhar, não se esforça por envolvê-lo nas matérias",
- "a escola desvaloriza o meio (cultural, social) desta criança",
- "o professor talvez não entenda o que ele sente",
- "a escola nada diz a esta criança",
- "o professor não se esforça por compreender porque razão ele não aprende",
- "o método pedagógico do professor não é o mais adequado àquela criança",
- etc.
reflexão 1: isto da atribuição causal externa tem muito que se lhe diga...
reflexão 2: é engraçado, para se aprender, há muita coisa que não se pode ser ou ter... hummm... desconfio!!! todas as crianças aprendem coisas fora da escola, não é? mesmo para se ser malandro, é preciso aprender essas manhas... não sei!!! há aqui qualquer coisa que não faz sentido...
aqui nos meus delírios estava agora a pensar... já que esta MENINA FELIZ tem algumas dificuldades de aprendizagem, só faltava dizer:
- "é uma MENINA FELIZ, nunca vao aprender"...
Mau Maria!!! Dois pares de estalos, como diria a Lu! :)
correcção: *vai
em poucas palavras... não gostamos de rótulos, porque não são os rótulos que ajudam, mas a compreensão que conseguimos construir de quem temos à nossa frente... os rótulos podem até ser perigosos!
Detesto rótulos. Desculpabiliza o professor que deixa de investir no aluno e desculpabiliza também o próprio aluno, pois deixa de ser o responsável pelos seus comportamentos
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