segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Ainda bem que alguns de nós falam crioulo...

Muitas vezes assisto a discussões nos autocarros da Carris (o amarelo da Carris, como canta Carlos do Carmo) entre brancos e negros, portugueses e cabo-verdianos, portugueses de origem portuguesa e portugueses de origem cabo-verdiana, portugueses e angolanos,...

Quase sempre começam do quase nada...mas acabam sempre no "Cala a boca", "Vai para a tua terra", "Não me manda calar",...

Hoje assiste a uma discussão entre uma senhora cabo-verdiana (que talvez seja portuguesa, não sei) e um senhor português (com amigos pretos, como às tantas ele gritava)...de repente, do nada, o sofrimento dos dois aparece, estala a confusão, agridem-se, atacam-se,...contam-se o sofrimento um ao outro (ela: "Não me manda calar"; ele: "Não fale do meu filho...que o meu filho morreu a 5 meses, ouviu!")...

Um rapaz (talvez cabo-verdiano, não sei) coloca-se no meio dos dois, fala com a senhora primeiro em português, mais tarde em crioulo...consegue agarrá-la sempre que ela procura responder a quem continua a atacá-la (por esta altura já não apenas o senhor)...consegue sorrir-lhe serenamente...acalmando-a...fala crioulo sempre que lhe diz algo mais forte (pelo menos parece-me)...

Entre outras coisas pensei, ainda bem que alguns de nós falam crioulo...e talvez seja importante pensarmos nos tantos "Cala a boca" que atiramos aos putos sempre que não os ouvimos falar crioulo...ou que não nos interessamos pelo crioulo.

Sem comentários: